21 de outubro de 2013

Colleen Atwood: A figurinista queridinha de Tim Burton

Assim como ocorre com a literatura, a moda e o cinema andam relacionados. Os figurinos são capazes de compor a essência dos personagens, por isso a moda atua como construtora de perfis e é pensando nisso que a figurinista Colleen Atwood cria os seus! Colleen foi indicada ao Oscar diversas vezes e, dessas, ganhou três. Costuma trabalhar com frequência para Tim Burton e Jonathan Demme. Não é pouco não minha geente! Na construção de imaginários excêntricos e particulares como os de Tim Burton, temos sua contribuição para Alice no País das Maravilhas que lhe conferiu o Oscar de 2010.

Exposição dos trajes usados no filme de Alice no País das Maravilhas (2010)

Pelo que pude perceber, Colleen se destaca em figurinos de cinema de fantasia como por exemplo os mais recentes "Branca de Neve e o Caçador" e "Sombras da Noite". Numa entrevista para a revista inglesa "Grazia", ela disse que sente um enorme prazer em vestir Johnny Depp, ator que mais vestiu até então devido às suas parcerias com o diretor Tim Burton.

Cena de "Sombras da Noite"
Reparem no detalhismo do figurino de "Branca de Neve e o caçador"!
Além de Alice no País das Maravilhas, Colleen também vestiu outros personagens de filmes de Tim Burton como "Edward Mãos de Tesoura", "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas" e "Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet", dentre outros. Olhem só essas fotos:

"Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas"
"Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"
"Edward Mãos de Tesoura"
Eu já vi todos os filmes citados, exceto "Branca de Neve e o caçador" que, vale ressaltar, não é dirigido por Burton. E tendo visto, indico todos! Todos mesmo, principalmente "Peixe Grande", o qual considero uma das maiores obras do diretor, juro! Até quem odeia Tim Burton se ajoelha diante desse filme. Edward é aquele filme clássico de nossa infância vendo Sessão da Tarde em que 11 entre 10 pessoas já viram kkk. Já "Sweeney Todd" é um musical macabro muito bem sucedido, onde um homem que teve sua vida e dignidade roubada retorna para se vingar de uma forma bem inusitada.

O trabalho de Colleen nesses filmes é magnífico, pois podemos perceber o cuidado com os detalhes, as pesquisas e o aprofundamento dedicado à história, as referências estabelecidas com os estilos, os ambientes, as personalidades. É mesmo brilhante e ainda lhe conferirá outros tantos prêmios. Virei fã, vocês também?

5 comentários:

  1. Eu imaginei que o figurinista seria o mesmo pela semelhança nos detalhes das roupas.
    Porém nunca tinha parado para procurar algo sobre, obrigada pelo post!

    Eu simplesmente fico fascinada com essas roupas, e pode me chamar de louca porém MORRO DE VONTADE de usar todos. Pq não podemos usar esse tipo de roupa?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente! Se ouve falar muito pouco da genialidade desse trabalho, então resolvi fazer um apanhado geral de informações soltas por aí. Que bom que gostou :)
      Eu também usaria algumas, talvez tenhamos nascido na época errada!
      Até, flor!

      Excluir
  2. o comentário de cima foi meu, desculpe ele ficou sem nome. O google tá dando esse erro pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Achei incrível, eu amo os filmes do Tim Burton <3

    ResponderExcluir
  4. Só tenho uma coisa a dizer, seu blog fala sobre muita coisa que eu adoro ><
    E então essa é a responsável por esses figurinos maravilhosos *---* , admito com certa vergonha que nunca sssisti "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas" D: , mas farei isso em breve \o\

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...