31 de outubro de 2013

Personagens que deveriam ter se conhecido


O que elas têm em comum? Rejeitadas ou infelizes na realidade dos seus mundos, todas fugiram para universos fictícios, onde suas loucuras particulares eram compreendidas ou onde a fantasia lhes permitia alguma espécie de distração. Alice caiu na toca do Coelho e foi parar no incrível País das Maravilhas, Dorothy rodopiou três vezes até chegar na magnífica Terra de Oz, Coraline conseguiu abrir a menor portinha de sua casa e deparou-se com o fantástico e aterrorizante Mundo Secreto e, por fim, Matilda que dedicou-se ao interessante e surpreendedor Paraíso da Leitura.

Alice, Dorothy, Coraline e Matilda: O clubinho das incompreendidas

AS CORES
Se observamos bem a foto acima e os filmes, podemos constatar uma cor predominante nos trajes das personagens: o azul. Analisando a simbologia da cor e a personalidade das personagens, notam-se algumas variações de significado. Num trabalho realizado por Antônio Porto e Clécio Dias (graduados em Arte, Design e Multimídia pela UNIT), no qual especula-se sobre os efeitos psicológicos das cores, é relatado que o azul representa o sonho, os domínios profundos do espírito, os devaneios mentais. Estes são os aspectos que estimulam a imaginação e daí temos a idealização dos universos paralelos e fictícios.

Não é que se encaixa no perfil das histórias de nossas mocinhas? As cores agem como construtoras do ser, assim como também reforçam as próprias características que produzem, funcionando aqui como reflexo da íntima personalidade de cada uma.

ANIMAIS
Bastante solitárias, nossas meninas dispunham apenas da companhia de seus animais. Um gato preto acompanha de perto cada passo de Coraline e é este quem sutilmente lhe guia para a descoberta da verdade por trás do Mundo Secreto. A felicidade e a cor de Dorothy só sobreviveram graças à Totó, seu cachorro. Não fosse por ele, ela teria se tornado cinza, tal como seus tios. Já Alice, tinha sua gatinha Diná e os incontáveis seres do País das Maravilhas, a começar pelo Coelho Branco.

VIDA
A vida tediosa dessas meninas só era preenchida pelas suas curiosidades e devaneios. Matilda, inteligente e incompreendida por seus pais ignorantes, cresceu sozinha e muito cedo aprendeu a falar e logo também a ler. Coraline era muito solitária, passava o dia explorando cada canto de sua nova casa e dos arredores em busca de algo que lhe fosse interessante. Dorothy, apesar de muito alegre, vivia num ambiente árido e cinzento, onde nada tinha graça ou cor; seus tios renderam-se à essa paisagem e por isso perderam a alegria. Alice, por sua vez, era tão inconformada com seu mundo que criou outro para si, ainda que idealizado e restrito ao sonho.

PAIS AUSENTES
Outro fato comum nas narrativas é a ausência dos pais. Dorothy era orfã, Matilda enjeitada pelos seus pais, Coraline era esquecida porque os seus sempre estavam ocupados e em Alice as figuras de pai e mãe sequer são mencionadas relevantemente. A carência e o tédio pela falta de relações sadias e divertidas levaram essas personagens para os campos mais extraordinários da imaginação. Essas ausências revelam o abandono, relegando as personagens à solidão, estado esse que abre as portas para a imaginação, para a reflexão e, por outro lado, para a tristeza...

HISTÓRIA INFANTIL
Estive pensando em como seria uma história onde essas personagens estivessem reunidas, qual tipo de aventuras elas teriam, os diálogos, a relação com os outros personagens das narrativas, a amizade. Você tem algum palpite?
Minha ideia está dada, agora deixo para algum autor mais disposto e entendido. Só digo uma coisa: eu quero ler e passar para minhas gerações!

9 comentários:

  1. Caraca, que texto perfeito. ameeei e imagino o trabalho que deu pra ser escrito. Parabéns. Tô seguindo seu blog, porque gostei muito de como você escreve e eu amo a alice :)

    Beijos :*
    http://www.todasasluas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu trabalho sim, tive que sair relendo as histórias... E nem consegui falar de tudo o que queria... Mas obrigada!

      Excluir
  2. Hey! O texto é de sua autoria? Gostaria de parabenizá-la pela criatividade do assunto e pela excelente forma como foi abordado, super interessantes!
    E eu adoro todas as personagens <3

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li Alice e o Mágico de Oz, e quem nunca assistiu Matilda, não é? O mais legal é que são histórias infantis para todas as faixas etárias. Porque não tem idade pra ama-las. As quatro tem muitas semelhanças mesmo. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essas personagens são clássicas de nossa infância, mas eu teimo em levar para a vida toda!
      Obrigada, querida!

      Excluir
  4. Ai que post mais legal Hilzinha!

    Ar-ra-sou!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, muito bem escrito e explicado. Olha, a sua ideia está anotada viu? Se ninguém mais quiser escrever, penso em roubar a sugestão ;D
    Beijos,
    http://luaemfases.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...