7 de fevereiro de 2014

Como tirei a minha CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Quando completamos 18 anos, muitos de nós, jovens, temos que agilizar uma série de coisas: título de eleitor, carteira de habilitação, faculdade, sair de casa... etc, etc.

Como eu passei no vestibular no final do ensino médio, minha mãe achou que seria conveniente adiantar o processo de retirada da carteira o mais breve possível, porque assim que eu entrasse na faculdade o tempo seria muito limitado para isso.


Então lá fui eu bem animada e convencida de que logo ganharia um carritcho. O primeiro passo foi simples: fui ao Detran e comprei o meu laudo AB (tem validade de doze meses!) - que significa duas e quatro rodas, ou melhor, carro e moto. Não lembro quanto custou e, geralmente, os valores oscilam ao longo dos anos. Para isso, você tem que levar o seu RG com sua foto bizarra de cara de detenta, o seu CPF e um comprovante de residência. Feito isso, o sistema sorteia uma clínica para que você faça um exame físico e psicológico, necessário para ver se a pessoa tem mesmo aptidão para dirigir e/ou pilotar.

Marcado o exame, na data prevista você retornará lá para fazer um monte de exercícios que subestimam sua inteligência, e então passa por uma rápida avaliação médica de visão, força, histórico familiar de doenças, etc. O meu resultado demorou cerca de uma semana para sair, fui considerada apta.

Assisti aulas insuportáveis sobre mecânica, direção defensiva, primeiros socorros e etc, etc. Me irritei muito com o meu dedo que quase sempre dava trabalho para ser reconhecido na validação, mas finalmente consegui concluir a parte teórica. Depois disso, estudei pra caramba para um simulado online (não é necessário ser aprovado nesse, serve apenas como teste) realizado pela auto-escola e logo em seguida fui fazer a prova do Detran. Passei.

Quando achava que já estava tudo lindo, ainda tive que esperar quinze dias pela minha "carteirinha" (licença de aprendiz) e só então pude realizar as aulas práticas. 

Na prática, aprendi que não basta ligar e acelerar, como eu achava. Os monitores foram bem pacientes comigo e por isso consegui pegar as "manhas" facilmente. Lá fui eu para aquela clássica provinha dos cones, passando entre um e outro, meio que costurando. Errei uma besteirinha e passei. Pronto, agora já posso pegar carro. Santa burocracia! Treinos e treinos de como ligar, como desligar, ajeitar retrovisores, sinalizar manobras, deixar as duas mãos sempre no volante, o pé nunca pode ficar em cima da embreagem, etc, etc. Ainda sem me sentir preparada, fui fazer a prova prática de carro e não fui aprovada. Passei um king-kong que deverá ser um marco no histórico de erros do Detran... Na hora da meia embreagem coloquei a ré numa subida! Xsus.

yeah!
Treinos e mais treinos pela cidade, altos "rolezinhos". Leve buzinada para os amigos que passam na rua, o carro morre no semáforo, eles riem e você sobre bullying. Depois de um trauma envolvendo minha mãe num acidente de carro provocado por minha irmã na véspera da prova, fiquei muito nervosa e sequer tive firmeza nas mãos para ligar o carro. Morreu três vezes. Eu saí do veículo, sinalizando desistência. Fui do humor ao drama muito rápido. Ficava nervosa sempre. O laudo já quase vencendo, no último dia, antes do vencimento, fui novamente fazer a prova. Respirei fundo, segurei na mão de Diós y fué. PASSEI, BRASIL. Todo mundo comemorando, ganhei até presente por ter conseguido kkk. Agora estou com minha CNH em mãos e vou continuar treinando para vencer meus medos, meus nervosismos e etc, etc.

E aí, quer carona?


6 comentários:

  1. kkk adorei flor, querendo ou não foi uma aventura emocionante né? quero tirar a minha logo tbm, qnd ganhei ela de presente não quis. Agr quero, vou viver altas aventuras igual vc rss
    To seguindo aqui e curti a fan Page flor, pode retribui?
    Blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    Fan page: http://goo.gl/hNmEGx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe aventura e põe emocionante nisso. Acima de tudo, foi uma superação.
      Agora que tirei não vejo por quê ter tanta pressa, sabe? Eu tenho medo de dirigir ainda e acho que não vou precisar por agora.
      Obrigada por aparecer!

      Excluir
  2. Ha ha ha
    por meio segundo eu pensei que você estava descrevendo a minha história!!
    Essa habilitação ao menos nos dar estórias para contar depois!!

    Hilzinha dirija com cuidado.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, tenho histórias dramáticas que viraram comédias!
      Obrigada pela preocupação, Mima!
      Beijão!

      Excluir
  3. Eu ainda não tenho, mas queria ter para viver assim como você :D
    Beijos <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não foi fácil para mim rs. Espero que seja para você!
      Abraço!

      Excluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...