29 de outubro de 2014

Diário de Classe: Você lembra de Isadora Faber?

Isadora Faber é aquela garotinha que em dois mil e doze, com apenas 13 anos, conseguiu mudar a própria realidade e a de muitos colegas ao criar a página Diário de Classe, na qual denunciava a precariedade da estrutura e da educação de sua escola. Mas se você ainda não lembra, tudo bem, clique aqui.


Indignada com a situação, Isadora resolveu postar fotos, vídeos e relatos diários da condição a que ela e outros alunos estavam condenados. Ventiladores quebrados, fios desencapados, maçanetas quebradas ou inexistentes, professores que não dão aula ou que fingem que dão aula, lâmpadas queimadas, vasos sanitários sem tampa, dentre outros inúmeros problemas. Ela sabia que só porque a escola é pública não significa que deve ser ruim e que não se pode reclamar porque, afinal, é de graça. Não! Isadora deu um basta e resolveu fazer alguma coisa.

No livro "Diário de Classe, a verdade", lançado esse ano, ela conta as principais dificuldades em dar continuidade a esse projeto. Sofreu ameaças e represálias de funcionários, professores, colegas, mas mesmo assim não desistiu. Ao longo dessa jornada, que é toda detalhada no livro, ela conta — e podemos ver através das postagens  como tudo vai mudando e avançando, até mesmo a sua forma de escrever. O apoio dos pais e das irmãs foi fundamental para que ela se sentisse segura para continuar e melhorasse a escrita.

Foto do meu instagram: @hilzadeoliveira
Aos poucos a sua atitude foi ganhando repercussão nacional e internacional na mídia, o que inspirou a criação de outros tantos diários de classe por aí. Hoje a página conta com mais de 635 mil curtidores e ainda é liderada por Isadora, que aliás anda palestrando por todo o país em busca de uma educação pública de qualidade. Essa menina deu ao mundo uma aula de jornalismo comunitário, é um exemplo a ser seguido!

O tema do livro me chamou muita atenção porque tinha curiosidade em saber qual a origem do problema das escolas públicas brasileiras, acabei por descobrir que são inúmeros e não é só culpa do governo federal. Como bem disse um moço outro dia, os professores estão nos deixando cada vez mais mestres do autodidatismo; os alunos não são incentivados a preservar o bem público; em muitas cidades os prefeitos são corruptos e os secretários de educação são analfabetos funcionais; até 2007 existia uma lei em que era proibido reprovar alunos do ensino fundamental!


Resenha Diário de Classe - Isadora Faber
 O livro é um lançamento da Editora Gutenberg. O Pavablog me cedeu um exemplar para ser resenhado. Eis os dados: 

  Diário de Classe, a verdade
  Editora: Gutenberg
  Páginas: 272
  Preço: 34,90
  Se gostou e deseja comprar, clique aqui.



 Com essa resenha, celebro o DIA NACIONAL DO LIVRO, que nos transmite conhecimento, senso crítico, prazer e cultura. Leia livros!

2 comentários:

  1. Lembro dela, tinha até a página curtida, mas deletei o face e quando resolvi voltar, voltei e nem recuperei a conta antiga, com isso essa página ficou esquecida.

    Fiquei mega feliz em saber que a Isa seguiu com a ideia e publicou esse livro. Espero que isso sirva de alerta para a atenção que devemos dar ao ensino publico e sirva de exemplo para todos. Vou procurar o quanto antes para ler :D

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...