18 de setembro de 2013

O diário de Anne Frank X O diário de Helga

Se você já leu "O diário de Anne Frank" e gostou, chegou a hora de conhecer "O diário de Helga"


Bom, "O diário de Helga" remete-nos automaticamente ao diário de Anne Frank não só pelo título, mas também pela temática. Não quero trair nenhum dos livros ao dizer que um é superior ao outro. 

Em Anne, eu pude notar o quanto foi difícil se manter escondida, conviver com pessoas egoístas, não poder estudar e levar uma vida normal e digna como qualquer ser humano. Helga, por outro lado, me abriu ainda mais os olhos para as limitações e humilhações as quais os judeus foram submetidos, de como foram forçados àquilo e de como eles se resignaram sem demonstrar emoções — para não dar aos "alemães puros" o que eles queriam: a tristeza em seus olhos. Helga me trouxe a realidade de dentro dos campos de concentração: como era a organização, os hábitos alimentares, a proliferação das doenças, as mentiras frequentes sobre "transferências" para outros campos — que geralmente significava o extermínio dos "transferidos".


Além dos relatos diários, existem também muitos desenhos (os dessa postagem são originários da obra) feitos pela própria Helga que enriquecem a história e ajudam o imaginário na visualização do ambiente descrito.

É um livro que, pelos seus relatos, implora que histórias como a dessa menina não se repitam. O legado desse regime que desconhece o respeito ao próximo, o direito à vida, a dignidade em todos os aspectos é nefasto e serve de lição para o futuro. A única crítica é que a editora utilizou-se do diário de Anne para promover o de Helga, o que faz parecer que este último é algo como "mais do mesmo". No entanto, a vida de Helga durante o holocausto é retratada em outro ponto de vista, afinal Anne ficou confinada num esconderijo e Helga nos repugnantes campos de concentração.


Ainda fazendo comparações, digo que "A menina que roubava livros" é uma droga perto dessas narrativas reais, mas não apenas por isso e sim, principalmente, porque a ideia de Zusak foi brilhante, porém muito mal aproveitada. Se você quer conhecer mais sobre como se desenvolveu a política do holocausto sobre os judeus, leia os diários. 


6 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler o livro da Anne Frank, ainda não conhecia O diário de Helga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos comparativos. Confesso que nunca li nenhum dos dois. Mas a menina que roubava livros nunca consegui terminar... Acho que por isso que você falou.

    http://cheiadepapo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler O Diário de Anne Frank. Eu não me interessava muito, na verdade, mas minha mãe disse que leu e é bom. Então deu vontade. asdoaisjdoiasjd'

    controversias-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Existe um outro livro com temática parecida, chama-se "Escondendo Edith". Minha mãe leu e falou sobre para mim. Num primeiro momento pensei que era esse, mas ela me esclareceu e ainda apontou um outro "Anos de Luta – Relatos de um sobrevivente do Holocausto". Nunca li nenhum desses livros, mas acho essa histórias super interessantes. Há ainda no cinema algumas outras bem legais, tipo "O pianista" de Polanski que é um grandioso filme.

    http://faixa-livre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo fala bem do Diário de Anne Frank, eu não sei sobre o que se trata ao certo. É um diário mesmo ou um livro qualquer? Se passa nos dias atuais ou em uma certa época que já passou? Vou procurar saber mais sobre. E o Diário de Helga, eu não conhecia e não tinha ouvido falar ainda, mas parece ser interessante também. Gosto de ler livros no estilo diário, sabe? Narrado pelo próprio personagem principal.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vi seu comentários lá no meu blog, e pelo o que você me falou do livro, eu gostei e me interessei mais ainda de ler.

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...